Blog do Pessoa: Dia Nacional da Umbanda é comemorado com várias festividades em Parnaíba


17 de nov. de 2015

Dia Nacional da Umbanda é comemorado com várias festividades em Parnaíba

Em vários pontos de Parnaíba, o 15 de novembro, Dia Nacional da Umbanda foi comemorado por diferentes grupos. Na data também foi celebrado o Dia da Consciência Negra. A umbanda éconsiderada totalmente brasileira e criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e demais religiões de origens africanas e indígenas.

A primeira festa foi realizada na Praia da Pedra do Sal com vários terreiros de Parnaíba. As homenagens contaram ainda com a participação de membros da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Renafro e da vereadora Fátima Carmino, que na ocasião, usou a palavra para enfatizar que, o respeito ao próximo e quebra de preconceitos faz com que a sociedade possa viver da melhor forma.
Um dos membros da coordenação da Renafro no Piauí, Doté Thiago, lembrou que as comemorações são importantes para mostrar para a comunidade o que é trabalhado pela Umbanda, que busca sempre fazer o bem às pessoas. Lembrou ainda que é uma forma de combater a intolerância religiosa.
A festa continuou no terreiro do Pai Carlos na Ilha Grande de Santa Izabel, no Centro Espírita, Nossa Senhora da Conceição, onde umbandistas de outros estados como Maranhão e Ceará fizeram parte da celebração.
Outro evento aconteceu na Praça Mandu Ladino e reuniu além de umbandistas e admiradores da manifestação religiosa. O 2º Umbanda Fest, teve apresentações de grupos, entre eles, de capoeira, danças religiosas e cantos. Várias tendas da cidade também contribuíram para a comemoração, como a de Santo Antônio de Pemba. A festa foi organizada por centros de umbanda e pelos advogados Júnior e Divane Negreiros.

Por Tacyane Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...